Olá amigos do Bloguito!
A leitura é mais do que uma atividade e traz grandes benefícios ao ser humano. Leitura é lazer, prazer, conhecer, viajar, sociabilizar e enriquecer culturalmente. Ler contribui para o sucesso da criança na formação escolar.
Então, vamos bater um papo sobre o processo de leitura?
Como iniciar o processo de leitura?
Ler é decodificar símbolos, é compreender a expressão escrita. A melhor maneira de se começar o processo de leitura é através do próprio livro. Uma criança, desde a primeira infância, tem que estar rodeada por livros. E não é só isso: Os bebês devem pegar apertar, morder, experimentar, devolver, pegar de volta, olhar, abrir e fechar. Não tem problema se vai estragar, ficar babado, virar a página de um jeito brusco ou se está de cabeça para baixo: o importante é que este livro, que chamamos de ‘livro-brinquedo’, faça parte das primeiras descobertas do seu filho. Eles podem ser de travesseiro, de banho, cartonados, o que importa é que farão parte da vida da criança e certamente ele se lembrará disso na vida adulta.
Quando iniciar o processo de leitura?
Certo dia, li uma matéria com a grande escritora Russa Tatiana Belinky, que tem livros espetaculares para crianças em fase de processo de leitura. Tatiana contava que, quando sua filha estava com três meses de idade, perguntou a um psicólogo:
Quando iniciar o processo de leitura?
E ele respondeu: Já deveria ter começado!
Então, mãos a obra!
E na escola?
O ato de aprender a ler é, sem dúvida, o maior desafio que todas as crianças enfrentam nas fases iniciais da escolarização. Como desenvolver a capacidade leitora?
Vejo na leitura um salto para a formação de cidadãos e esse é um dos papéis essenciais da escola. Alguns modelos e métodos de ensino favorecem menos ou mais a criança, no entanto existem desenvolvimentos em todos eles. O desenvolvimento ocorre através do estímulo, das cores, das ilustrações. Um professor, acima de tudo, deve envolver o seu aluno em um “campo literário”, onde a imaginação e a curiosidade devem ser uma grande janela aberta e é lá onde o livro deve estar!
E o processo vai ocorrer naturalmente…
Vocês conhecem “O menino que aprendeu a ver”, da escritora Ruth Rocha? É uma belíssima demonstração de como a criança pré-leitora vê o mundo, um livro que vale a pena ser entendido pelos adultos.
Como os pais devem incentivar a leitura?
- A primeira coisa que você, como pai ou mãe, deve fazer para estimular a leitura nas crianças “é ler”! Os pequenos refletem muito do que nós somos.
- Os livros ilustrados e com poucas palavras podem ser usados porque chamam a atenção das crianças. Ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem!
- Conte histórias! Questione seus filhos, dê espaço para que ele também coloque suas questões, você vai se surpreender com o resultado da leitura compartilhada. É também uma ótima maneira de você estar perto do seu filho, conhecê-lo e entendê-lo.
- Existem ótimos programas de leitura nas bibliotecas, espaços públicos e livrarias. Acompanhe seu filho em um desses. Pesquise!
- Tenha sempre disponíveis materiais como lápis coloridos e papéis. Faça com que a criança se expresse através deles.
- Que tal a aquisição de um dicionário infantil? Comece a procurar os de imagens, use a descoberta de significados!
Então, compartilhamos aqui no Bloguito uma das fases mais lindas que a criança pode ter. Você pode incentivar, estimular e crescer junto com o seu pequeno. Lembre-se que nesse processo, todos nós saímos campeões.
Aproveitem!
Um grande beijo de livro,
Cris Quintas
www.cristianequintas.com




Livro feito em casa
Aplicativos para ampliar seu conhecimento de forma divertida
Livros para ler no verão
Escoteiros: respeito e disciplina para a vida